Museu da Lamborghini honra Ayrton Senna

O museu da Lamborghini em Sant’Agata Bolognese vai exibir uma exposição, de 12 de Abril a 9 de Outubro, em honra ao campeão de Fórmula 1, Ayrton Senna. O evento comemora o primeiro test-drive do brasileiro no Estoril, em 1993, num McLaren equipado com motor Lamborghini.

Cada carro de corrida conduzido por Senna estará em exposição, desde o modelo da sua estreia até ao trágico acidente – um acontecimento relatado na exposição fotográfica de Ercole Colombo e Giorgio Terruzzi, com o nome de "Ayrton Senna: L’Ultima Notte" (Ayrton Senna: A Última Noite). Este grupo de carros inclui um MP4/8 branco, idêntico ao que foi testado no Estoril, ao lado do seu motor.

A carreira de Senna e a aposta da Lamborghini na Fórmula 1 cruzaram-se por alguns momentos. Em Setembro de 1993, a McLaren procurava um motor para a temporada e testou o V12 da Lamborghini no seu MP4/8, que foi conduzido por Ayrton Senna, que se mostrou muito satisfeito.

Entre os carros de Senna em exibição estão o Toleman, da sua primeira temporada na Fórmula 1; o Lotus JPS preto da sua primeira vitória; o McLaren que lhe deu tanto sucesso e, finalmente, o Williams. Também estará presente o seu Kart, os dois Fórmula Ford das suas vitórias europeias e um Ralt F3. O McLaren branco com o motor Lamborghini V12 testado no Estoril estará exposto ao lado do Lambo F1 desenhado por Mauro Forghieri.

 

Em destaque